Available courses

  Nos últimos meses, o nosso município, com muitos esforços, trabalha para conter o aumento de casos de Covid-19. Muitas medidas foram tomadas para evitar a disseminação do vírus, como a quarentena, o distanciamento social, o distanciamento controlado de acordo com as bandeiras ( proposta do governo estadual) e a publicação de decretos com orientações e restrições. Estas medidas tiveram impactos na vida da população em diversos setores, inclusive na Educação.   Nossas escolas, creches e universidades estão com suas atividades suspensas atingindo muitos alunos e educadores da nossa cidade. Entretanto, sabemos que a suspensão das atividades escolares é uma medida essencial no combate ao coronavírus, pois na escola o contato costuma ser inevitável.

   Considerando as novas metodologias de ensino que as escolas da rede tiveram que adotar para não comprometer o ano letivo, a velocidade que se produzem as tecnologias e a grande quantidade de informação que surge a todo o momento, é essencial ao profissional da educação, reconhecer a Informática como uma ciência necessária para sua aplicação pedagógica.

   Neste momento, que cada vez mais a “ Informatização” vem conquistando um papel importante dentro da educação, é necessário proporcionar aos professores formações e capacitações que enriqueçam suas práticas e que contribuam para o desenvolvimento de suas atividades. Atualmente, ter o domínio sobre a informática deixou de ser uma particularidade apenas dos profissionais de TI. O mundo contemporâneo e a crise sanitária que se alastra no país e no mundo, exigem progressivamente uma comunicação rápida e eficaz. E para isso, adaptar nossa vida pessoal e profissional à informática tornou-se primordial.

    Tendo em vista, as dificuldades e os anseios em relação ao uso das tecnologias que muitos profissionais da educação estão encontrando neste novo sistema de ensino EaD, o Centro de Inclusão Digital visa, através deste projeto, capacitar os profissionais da educação da SME e professores da rede municipal, de modo a contribuir para a realização de suas atividades.  A capacitação  será voltada a atender as necessidades  dos profissionais e educadores em programas e ferramentas básicas  dos meios tecnológicos utilizados em suas atividades e aulas a distância.